terça-feira, 26 de junho de 2012

Para Pastores, Professores de Escola Bíblica e Seminários

Para Pastores, Professores de Escola Bíblica e Seminários

sábado, 23 de junho de 2012

EDUCAÇÃO SE APRENDE EM CASA

Educação se aprende em casa... Essa é uma frase que, por incrível que pareça já foi largamente usada.
Hoje, quase não se usa mais, pois os “pais” dessa geração preferem transferir suas responsabilidades, para as instituições de ensino e para a Igreja, pois se tornou mais cômodo terceirizar a educação dos filhos.
Queremos filhos cultos e tementes a DEUS, e jogamos esta tarefa para a Igreja, como se ela fosse a responsável por nossos filhos.
A Igreja, por mais que seja uma educadora nata, não é a responsável pela educação de nossos filhos, essa tarefa é exclusiva dos pais.
A Igreja não consegue sobrepujar os pais na educação, por isso, cabe aos pais a sensatez e o entendimento, de que suas responsabilidades não podem ser transferidas.
E sem comprometimento, queremos que a Igreja desfaça tudo aquilo que encucamos, dia a dia em nossos filhos, mas, o nosso mau exemplo, fala mais alto do que a pregação do pastor, pois os exemplos falam mais alto que as palavras, e depois, exigimos que nossos filhos amem a Deus, acima de qualquer coisa.
A Bíblia chama estas coisas de hipocrisia:
Pais que não oram em casa, e querem que os filhos orem na Igreja; Pais que falam palavrões, e querem que os filhos louvem a Deus; Pais que assistam tudo que passa, e querem que os filhos participem do culto; Pais que não frequentam a E.B.D., e exijam que os filhos levantem de manhã, e vão para a E.B.D.; Pais que falam mal do pastor e da liderança eclesiástica, e querem que os filhos honrem a Deus; Pais que vivem um verdadeiro “inferno” dentro de casa, e querem que os filhos busquem o Céu; etc.
Os maus exemplos são imensuráveis, e isso vindo de “pais” que afirmam que vão morar no Céu.
Dias atrás, postaram no facebook: A palavra convence, o exemplo arrasta... É a pura verdade, pois muitas vezes queremos “pregar” em casa, mas não queremos ser ‘O exemplo’.
O mais importante é ser ‘O exemplo’, porque pregar, até uma jumenta pode.
Como diz a exortação bíblica: Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. (1ºPedro 5-2e3).
Essa afirmação bíblica, não é só para os líderes eclesiásticos, mas é também para os pais, que devem apascentar seus filhos, e apresentá-los à Deus naquele grande dia. Cada pai (e mãe) deverá ser o exemplo para seu pequeno rebanho (filhos), pois só sendo o exemplo, poderemos levá-los à Deus.