A Predestinação tem um novo nome: Monergismo.
Doutrina que ensina que o homem é salvo totalmente, sem depender de uma opção, ou seja, DEUS literalmente leva o homem aceitar a salvação, independentemente de sua escolha.
Se olharmos superficialmente, achamos que esta “teologia” é Bíblica, mas no fundo, é a velha predestinação com uma nova roupagem.
Quando a Bíblia fala sobre a predestinação, está se referindo à Igreja, não a igreja local e visível, mas a Igreja Universal Assembléia dos Santos, ou seja, o corpo de CRISTO, que é a junção dos salvos de todos os tempos, países e igrejas.
É claro que o corpo de CRISTO está predestinado à salvação! Mas, você faz parte do corpo de CRISTO?
E se um dia você fez parte, mas hoje não faz mais, você ainda está predestinado à salvação? É claro que não!
A predestinação à salvação é para o corpo de CRISTO, ou seja, só para os salvos. Você é um salvo?
DEUS tem poder para forçar o homem aceitar a salvação, mas onde fica o seu amor?
Os adeptos do Monergismo se esqueceram, que DEUS além de amor, é também educado.
Vale ressaltar o que JESUS disse: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo (Apocalipse 3-20).
Vemos que JESUS não arromba a porta, Ele permite que a pessoa escolha, abrir ou não o coração.
DEUS na Bíblia sagrada, sempre deu escolhas para o homem: o homem poderia escolher, entre o caminho da benção, ou da maldição; entre a árvore da vida, ou a árvore do conhecimento do bem e do mal; entre a arca cheia de animais, ou a destruição no dilúvio; entre o caminho estreito, ou o caminho largo.
Poderíamos citar o caso de Judas, que mesmo sendo escolhido por JESUS, e aprendido com Ele, preferiu escolher as trinta moedas, ao invés de ser um apóstolo perseguido.
Afirmar que DEUS escolheu um para salvação, e outro para a perdição é pura ignorância, é o mesmo que chamar DEUS de carrasco. Pois o fato de DEUS saber quem vai para o Céu, ou quem vai para o inferno, não é motivo para afirmar que DEUS escolheu alguém para perdição.
Volto a repetir: É claro que Ele tem poder para salvar quem quiser, e condenar quem quiser, mas, se Ele morreu por todos, e ama todos igualmente, como poderemos afirmar que Ele criou alguém, com uma condenação incrustada?
É por isso que a Bíblia diz, que mesmo morrendo por todos, e amando todos, cabe ao homem escolher entre o caminho, que é JESUS, e as saídas para a morte.
Sim! Eu creio que a salvação é uma obra produzida somente pelo Espírito Santo, pois o Espírito Santo é o que convence o homem do pecado, da justiça, e do juízo. Creio que Ele é o que produz esperança em um coração, levando-o a aceitar a CRISTO.
Mas! Lembre-se, todo ser humano está sujeito às escolhas.
Podemos escolher: dar ouvidos a voz do Espírito Santo, ou não; aceitar o que Ele ensina, ou não; sair do pecado, ou não; seguir a CRISTO, ou não; ser fiéis, ou não; perseverar até o fim, ou não.
Viu! Por mais que seja o Espírito Santo, o gerador da salvação, mesmo assim a escolha é do homem.
DEUS criou o ser humano para fazer escolhas, e Ele torce, para que você o escolha.
...Tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, amando o Senhor, teu DEUS, dando ouvidos à sua voz e te achegando a Ele; pois Ele é a tua vida e a longura dos teus dias... (Deuteronômio 30-19e20).
Disse JESUS: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14-6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário